I B R

I B R
"Uma Bela Comunidade de Amor"

sábado, 8 de janeiro de 2011

Eu e a Palavra de Deus


Eu e a Palavra de Deus
(Sl 119, 105)
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.”
Você crê nisso? A Palavra de Deus tem realmente iluminado e orientado o seu caminho, seu trabalho, sua família, seus estudos e suas decisões? Será que nós já aprendemos a encontrar os tesouros escondidos nas Escrituras, reservados apenas para aqueles que se propõem a  procurar? Será que temos a atitude adequada com relação à Palavra de Deus?
Em países onde o Evangelho é proibido ou onde há muita pobreza, muitas pessoas clamam por ter uma Bíblia. Em nosso contexto, muitos têm mais de uma, mas não se dispõem a ler. E ainda muitos outros lêem, mas não compreendem! É como se ela fosse um livro fechado. Uns a põem embaixo do braço para ir a uma reunião da igreja, outros a deixam aberta na sala de visitas no livro dos Salmos e outros já leram de capa a capa, mais de uma vez e sabem textos de cor. Mas ela ainda permanece um livro fechado.

Deus quer fazer da Bíblia um “livro aberto” para você, que comunique vida, que fale ao seu coração!
Como a Bíblia pode se tornar um “livro aberto”
(Evangelho de Lucas) Lc 8, 4-15 (Parábola do Semeador)
Dentre os vários ensinamentos desta parábola, vamos observar que as sementes caíram em quatro tipos diferentes de solo, que representam quatro atitudes diferentes do coração com relação à palavra:
§  Uma parte das sementes caiu "a beira do caminho, onde o chão é duro e batido, tipificando um coração duro e resistente à Palavra.
§  Outra parte caiu “entre as pedras”, onde a semente fica na superfície e não atinge o solo, tipificando um coração superficial.
§  Outra parte caiu “entre os espinhos”, que representam as coisas da vida que nos distraem, nos desviam e sufocam a Palavra, tipificando um coração distraído.
§  Outra parte caiu em “solo fértil”, tipificando um coração bom, aberto para a Palavra.

Podemos dizer que os três primeiros corações estão fechados para a Palavra de Deus e o último está aberto para ela.
§  O que tem o coração duro” deve reconhecer isso e se arrepender, deve buscar a Deus e se humilhar e deixar que o Espírito Santo opere a Obra da Cruz em seu coração. (Sl 51, 10-12);
§  O que tem o coração superficial” recebe a Palavra, mas não a retém, ela não chega a formar raiz. Este precisa manter uma intimidade com Deus em oração e obedecer a Palavra de Deus em todas as circunstâncias de sua vida.
§  O que tem o coração distraído” não deve andar ansioso por coisa alguma e sim buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça (Mt 6, 24-34).  Deve limpar o coração de tudo que o distrai e tira sua atenção das coisas de Deus (faça uma lista).
§  O que tem o coração aberto” é como o solo arado, que tem um sulco aberto onde a Palavra cai e frutifica. (Os 10, 12).
Site da Igreja Batista Renovar - I B R

Nenhum comentário:

Postar um comentário